Blog

Dicas para aumentar o engajamento de seus colaboradores

14/07/2017 08:07

O chamado capital humano é um dos principais fatores do sucesso no meio empresarial. Fazer com que os colaboradores estejam engajados com os propósitos do negócio é fundamental para a conquista das metas propostas, permitindo que todos somem esforços na busca de resultados. Cientes da importância deste tema, nós da RK Software apresentamos algumas dicas que irão auxiliar sua empresa a obter um melhor resultado junto aos seus colaboradores.

A importância do Feedback
O desenvolvimento dos colaboradores depende de um a orientação adequada. Apesar de sua importância, a falta de feedback ainda é um dos problemas mais comuns entre gestores. Pesquisas mostram que quase 90% das pessoas aguardam pelos conselhos, mas pouco mais da metade efetivamente recebe. Uma política de feedback constante permite que o colaborador incremente suas qualidades e reduza os defeitos percebidos em seu trabalho.

Desenvolvimento de Habilidades
Cada vez mais, as pessoas buscam empresas que ofereçam oportunidades de desenvolvimento. Nem sempre a evolução está relacionada ao aumento de salário, mas a possibilidade de elevar o potencial e desenvolver novas habilidades. Assim, investir em programas de treinamento e de capacitação podem contribuir para que a empresa retenha os seus talentos sempre motivados.

Desenvolvimento de Carreiras
Mesmo que a empresa ofereça cursos e treinamentos, em algum momento, os colaboradores precisam sentir que suas carreiras estão em ascensão. Por isso, criar programas para desenvolver lideranças pode reduzir o turnover em posições estratégicas e auxiliar que a companhia construa os seus líderes.

Alinhe Estratégias de Mercado ao Desempenho
Os colaboradores estão mudando sua mentalidade e esperam ser premiados quando atingirem objetivos relacionados ao desempenho empresarial. Programas de Participação em Lucros, bônus, folgas programadas, todos esses benefícios podem ser combinados conforme o desempenho do colaborador, do seu setor e do cumprimento de metas estratégicas da companhia.

Fomente a colaboração e o empoderamento
Com uma força de trabalho cada vez mais móvel, os colaboradores precisam estar aptos a tomar
decisões. Uma das formas de obter sucesso nesse quesito é fomentar o chamado
intraempreendedorismo – você pode entender mais sobre o assunto neste artigo. Além disso, o
uso de uma ferramenta de gestão apropriada permite que os processos sejam bem definidos e
reduz a troca de e-mails, simplificando o dia a dia dos colaboradores.

    Aguarde, buscando...