Blog

Qual é a diferença entre HD, SSD e SSD M2?

11/01/2023 11:18

Os hardwares mais conhecidos são os HDs e SSDs. A principal diferença entre estes formatos está na sua velocidade, tamanhos, composição e usabilidade.

 

O HD é um componente composto por discos rígidos móveis e toda a leitura e gravação de dados é feito por peças mecânicas e magnéticas. Para a leitura e gravação de dados conta com um braço mecânico interno. Possui diferentes capacidades de armazenamento. Devido a composição das peças internas, é preciso ter cuidado, uma vez que uma simples pancada pode corromper arquivos e levar à perda dos seus dados. 

 

Já o SSD não contém partes móveis como no HD e utiliza células de memória flash - tecnologia presente em smartphones - para ler e gravar dados. Com inúmeras capacidades de armazenamento, possui velocidade de leitura e armazenamento de dados superior ao HD. 

 

Enquanto isso, o SSD M2 são dispositivos de armazenamento ultra rápidos. Utilizam memórias NAND Flash, sendo fisicamente ainda mais compactos. Usa conexão diretamente na placa mãe, fazendo com que ele tenha a maior velocidade entre os formatos.

Na prática, por exemplo, se seu equipamento está lento, o SSD representará um ganho em velocidade, agora, se você possui muitos arquivos importantes, o HD pode ser a opção mais interessante para cópias e backups. 

 

Agora, qual escolher? Isso dependerá de sua necessidade, do tipo de arquivos que irá armazenar e da usabilidade do equipamento. Aqui na RK Software você encontra os três modelos e uma equipe capacitada para definir o melhor para o seu equipamento. 

 

Entre em contato com nossa equipe clicando aqui ou falando com nossos vendedores clicando no menu suspenso de whatsapp na lateral direita da tela. 

 
    Aguarde, buscando...